segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Culpa... Constatar um erro é positivo! Persistir nele, não!

Culpa... Constatar um erro é positivo! Persistir nele, não!



O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após a reavaliação de um comportamento passado que reprovamos em nós mesmos.


É um sentimento que gera dor e frustração causadas pela distância entre o que julgamos que deveríamos ter feito e o que de fato fizemos na ocasião.

A culpa é a percepção no agora de algo ocorrido no passado.

Mas o sentimento de culpa é também uma autocrítica que pode ser positiva, caso consigamos sair do ciclo de punição e partir para o ciclo de entendimento e aprendizado.

O autoconhecimento se dá através da observação de nossos erros e acertos, de nossos sentimentos reais! Pouco a pouco vamos abrindo a pesada cortina de nosso inconsciente e nos fazendo cientes de nossa verdade. E quanto mais agirmos dentro da verdade, menores serão as chances de arrependimento!

Portanto, devemos assumir nossa parte de responsabilidade em nossos erros, pois é assim que adquirimos mais e mais consciência! É assim que aprendemos e crescemos!
Porém, cairmos no sentimento de culpa e autopunição pode ser nosso ato mais injusto!

Precisamos avaliar as possibilidades que tínhamos na época, se poderíamos de fato ter feito de forma diferente, contando apenas com as informações e conhecimentos que tínhamos.
Precisamos avaliar se foi apenas nossa responsabilidade ou se houve a participação também do outro no evento.
Precisamos avaliar se estamos nos impondo uma suposta perfeição que não existe, já que ninguém é perfeito e jamais o será.
Enfim, a constatação do erro tem que progredir para o aprendizado, responsabilidade e também para o entendimento e perdão de si mesmo!

Perdoe-se! Ninguém nasce sabendo! Aprenda com os erros e lembre-se de que só se sente culpado quem é bom e tem consciência! Os maus e inconscientes jamais se sentem culpados! Jamais aprendem com seus erros e jamais poderão crescer ou serem felizes de verdade!

Só com o autoconhecimento é que podemos realmente nos libertar!

Constatar um erro é positivo! Persistir nele, não!

Vamos trocar a palavra "culpa" pelas palavras "responsabilidade e aprendizado"?

Dessa forma podemos crescer e ir em frente!
Caso contrário nos colocaremos na posição de vítimas de nós mesmos, fazendo de nossa culpa o algoz que vai nos destruir e atingir a todos à nossa volta.

Fique em paz no amor e na confiança de que todos os eventos podem trazer ensinamentos positivos a nosso respeito! E lembre-se que a verdade liberta!

(in Culpa texto de Vera Calvet - trechos)

Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão (Reiki, Radiestesia, Auriculoterapia, Cromoterapia, Terapia Piramidal, Cristaloterapia):
Quantum Terapias Holísticas (42) 9931 2021
Ponta Grossa PR - Centro
E-mail: quantumterapias@hotmail.com

FORMAÇÃO TERAPÊUTICA:
Usui Reiki Ryoho, Gendai Reiki-Ho, Karuna Ki, Reiki Egípcio –Sekhem - Seichim – SKHM, Reiki Tibetano, Komyo Reiki Kai, Radiestesia e Radiônica Mentalista, Auriculoterapia Chinesa, Cristaloterapia e Cristais Etéricos, Terapia Piramidal, Cromoterapia. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário