domingo, 20 de janeiro de 2013

A manifestação da doença segundo a metafísica


Estes dias estava procurando assuntos relacionados à Metafísia - doença - Bioenergia...

Passo agora a transcrever um trabalho chamado:  SAÚDE,  DOENÇA e CURA
“Porquê a Fadiga, se o nosso estado natural é a Energia ?”    de Maria de Fátima Nogueira 



...
Para a Bioenergética, grande parte das doenças são produto de uma adaptação inadequada do organismo à tensão: 



– tensão na relação social – o ambiente mental e emocional, determinado pela qualidade das relações humanas, é ainda mais importante do que o meio físico como factor determinante de saúde; 



- tensão endógena e aparecimento de problemas de saúde - sendo o primeiro e mais importante de todos, o nascimento; 

- tensão ambiental - que pode ter a ver com exposição prolongada a linhas de alta tensão, equipamento electrónico, condições climáticas, poluição, efeitos secundários dos medicamentos, geopatias, etc. ( Carvajal, pp. 196-200 ) 

A Bioenergética considera que os sintomas não são a doença. Enfatiza o papel do terapeuta, que devia aprender o significado oculto dos sintomas, devia ser “ aquele que pergunta a si mesmo, antes de saber que doença tem o paciente, que paciente tem a doença.” 

O terapeuta devia aprender que “ um sintoma, por vezes, é o melhor dos sonhos que não se tornou realidade. E a doença pode ser a manifestação de um impedimento à autoexpressão.” ( Carvajal, pp. 174 ) 

A abordagem Metafísica da doença diz que “ o corpo é uma espécie de sensor que acusa as atitudes inadequadas que persistimos em manter. Essas posturas desencadeiam a desarmonia interior, causando as doenças.” 

“ Considera que quando há um problema físico, “ é importante perceber qual é o aspecto da vida que está deixando de fluir adequadamente, pois a doença é manifestação de conflitos anteriores.” 

“Antes de ocorrer a somatização, a pessoa apresenta problemas de ordem emocional, como angústia, depressão, medo, etc. Essa condição interna é um aviso de que a sua actuação na vida é inadequada ao seu temperamento.” ( Valcapelli & Gasparetto, vol. I, cap. 1 )

A Biologia da Saúde afirma que não há doença, existe apenas a pessoa que está doente, ou seja, que está desequilibrada. “ A doença não é mais do que, a manifestação, a nível do corpo, daquilo que eu andei a criar com o meu modo de viver e de pensar.” ( Luís Martins Simões, pp 121 ) 

Já a Metafísica da saúde aponta para a doença como reflexo dos problemas da mente. Responsabiliza a pessoa pela doença e propõe que se exclua a ideia de vitimismo como causa das doenças “o vitimismo (…) o maior empecilho ao progresso da humanidade”. “ O corpo é uma espécie de sensor que acusa as atitudes inadequadas que persistimos em manter. Essas posturas desencadeiam a desarmonia interior, causando as doenças.”( Valcapelli & Gasparetto, cap. 1 ) 

Estas formas diferentes de abordar a doença – umas mais directas, focando os factores extrínsecos, outras considerando factores menos habituais, intrínsecos ou desconhecidos - concordam num ponto: alguma relação existe entre o estilo de vida e aparecimento da doença. 

“ A verdadeira guerra não é travada entre a cabeça e o coração; algo mais profundo, no domínio do silêncio, cria a nossa visão da realidade. A compreensão básica que quase todos temos a nosso respeito vem do pensar e do sentir, o que parece natural; mas sabemos muito pouco sobre o campo do silêncio e de como ele nos controla. “ (DC, pp168) 


As técnicas de cura dependem do tipo de medicina. Por exemplo, na medicina convencional recorre-se, em especial, a medicamentos e a cirurgias, como programas de cura. A medicina convencional encara a cura no âmbito do previsível e toda a pesquisa médica procura reforçar, cada vez mais, as ligações entre causa e efeito. 

A Metafísica da saúde considera que, para além do uso de medicamentos, é importante mudar o estilo de vida na origem dos problemas emocionais e físicos. 

“ Os remédios tratam o físico, fortalecem temporariamente o corpo e eliminam os sintomas. Mas, se você não mudar a condição interna que está gerando a doença, ela surge em outra área do organismo. 

A cura é uma combinação do tratamento físico com o reposicionamento interior. (…) A consciência metafísica acelera o processo de recuperação, por indicar em você aquilo que está mal resolvido. Partindo disso, é só ter boa vontade, abandonar a vaidade e não ser resistente, que a reformulação acontece com naturalidade.” ( V & G, vol. I, cap1 ) 

Tanto a Metafísica da saúde como a Biologia da saúde fazem corresponder padrões, emoções e situações de vida às doenças que surgem. Por exemplo, a Metafísica da saúde associa problemas de digestão a elaboração e aceitação dos acontecimentos da vida – 

“Quando se vive de bem com a vida e as situações, por mais que não sejam do nosso agrado, vive-se em harmonia interna e mantém-se uma boa digestão” ( V & G, vol. I, cap2 ) 

“ A cura não é mais do que um processo de alinhamento da minha consciência. Equilibra-se o doente e a suposta doença desaparece.” ( Luís Martins Simões, pp 121 ) 

Por exemplo, a Biologia da Saúde associa os problemas de articulações a inflexibilidade e desvalorização. (LMS, pp. 54 ) 


Então, o que é uma célula ? É uma memória que construiu um pouco de matéria à sua volta, formando um modelo específico. O nosso organismo, portanto, é apenas o lugar que as nossas memórias chamam de lar”, Deepak Chopra, pp97 

“Todas as técnicas de cura aiurvédica atuam dentro da premissa de que em primeiro lugar trata-se o doente e, depois, a doença. A perspectiva de se tornar novamente uma pessoa sadia, em vez da luta contra um mal que se sabe incurável, dá esperanças a pacientes que, de outra forma, não teriam nada em que se agarrar senão tristes estatísticas.” ( DC, pp264- 265) 

Deepak Chopra vê a cura quântica como a capacidade de um modo de consciência ( a mente ) de corrigir espontaneamente os erros noutro modo de consciência ( o corpo ). (DC, 269 ) 

E aponta que “ a nível quântico, matéria e energia tornam-se algo que não é matéria nem energia.”( DC, pp 116 ) 

Para falar de cura em termos da Ayurveda, Chopra refere-se à memória das células. As células, que contêm o DNA. Sendo o DNA informação, põe-se a questão – O DNA é material ou imaterial ? Matéria ou informação ? 

“ O DNA é quase tão puro conhecimento quanto é matéria “ ( DC, pp.79 ) 

Partindo destes pressupostos, e relativamente a doenças actualmente consideradas incuráveis, Chopra propõe que a célula doente pode ser curada na sua estrutura física e permanecer no DNA da célula a memória da causa da doença. Assim, a doença voltará enquanto essa memória não for apagada. “ Em qualquer ponto do corpo-mente duas coisas se aliam – uma partícula de informação e uma partícula de matéria. Das duas, a informação 
tem vida mais longa que a sua matéria sólida correspondente.” 

E aqui surge uma perspectiva nova sobre a cura e a reincidência da doença. O que acontece com a cura é que, às vezes, as células curam-se, mas a memória das células permanece sem cura. ( pp 275 ) “ 

O aspecto vital não é como ganhar a guerra, mas como manter a paz.” Chopra afirma que “a manifestação física de uma doença é um fantasma.” Por exemplo, no caso das células cancerosas, “ o verdadeiro culpado é a memória que cria a célula cancerosa”. Que necessita ser detectada. É preciso chegar a um nível de consciência capaz de exorcisar essa memória. ( DC, pp 277) 

Aparentemente a cura quântica tem origem numa profunda resolução ou vontade que age sobre a memória das células. 

A inteligência tem um papel importante nessa resolução. A inteligência é facilmente localizada e ao mesmo tempo impossível de ser encontrada. 

A sabedoria e o funcionamento perfeito do corpo parecem o resultado de uma complexidade de partes diferentes separadas de acordo com as próprias funções — digestão, respiração, metabolismo etc. Na realidade, existe uma divisão de trabalho, que é real, mas a inteligência continua igualmente em toda a parte. É através da inteligência que se produz o evento quântico. 

Chopra fala de “evento quântico, com uma transformação fundamental, num nível mais profundo do que o dos órgãos, tecidos e células e até do DNA, ocorrida directamente na fonte de existência do corpo, no tempo e no espaço.” ( DC, pp 113 ) Este evento, quando ocorre, realiza a cura quântica.




Livro: A Cura Quantica - O poder da mente e da consciência 
na busca da saúde integral
http://veterinariosnodiva.com.br/books/---A-CURA-QUANTICA-O-PODER-DA-MENTE-CHOPRA.pdf



Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão (Reiki, Radiestesia, Auriculoterapia, Cromoterapia, Terapia Piramidal, Cristaloterapia):
Quantum Terapias Holísticas (42) 9931 2021
Ponta Grossa PR - Centro
E-mail: quantumterapias@hotmail.com

FORMAÇÃO TERAPÊUTICA:
Usui Reiki Ryoho, Gendai Reiki-Ho, Karuna Ki, Reiki Egípcio –Sekhem - Seichim – SKHM, Reiki Tibetano, Komyo Reiki Kai, Radiestesia e Radiônica Mentalista, Auriculoterapia Chinesa, Cristaloterapia e Cristais Etéricos, Terapia Piramidal, Cromoterapia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário