segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Reiki: Cura ou Equilíbrio?

Reiki - reflexões sobre cura


As postagens sobre reiki que aqui coloco e muitas que são veiculadas na internet, pelo contexto, é difícil não mencionar a palavra "cura". É muito comum ver essa palavra, pois dentro de uma frase seria de difícil entendimento se assim não o fosse.



Destarte, muitas pessoas podem, de forma dúbia, entender que o reiki é uma panaceia para todos os males que existem e, óbvio, ficarem frustradas as suas esperanças quanto à cura dos seus males.

Quando se menciona a palavra "cura" relativa ao reiki, leia-se sempre "reequilíbrio", pois a falta deste pode provocar males físicos, emocionais, mentais e até espirituais, isso já comprovado pela comunidade científica. Cura, para um reikiano sempre será sinônimo de reequilíbrio de energias, nada além disso.


O reiki nada faz mais que promover esse reequilíbrio energético e se alguma "cura" advir desse mesmo processo, ótimo, mas não é uma garantia absoluta que isso vá acontecer.



O uso constante da palavra cura pode trazer ao reiki um agregador que absolutamente não faz parte dele. Mesmo o estudioso e descobridor dessa técnica, usava essa palavra para descrever o reiki, como abaixo exposto:


"É costume ensinar-se um método apenas aos nossos descendentes mantendo deste modo uma riqueza na família. Especialmente na sociedade moderna em que vivemos desejamos partilhar a felicidade da coexistência e a co-prosperidade. Assim, não permitirei que a minha família seja a única detentora do método.


O meu Usui Reiki Ryoho é original, não existe nada como este método no mundo. Por isso gostaria de mostrá-lo ao público para que todos possam beneficiar dele e, espero, para que todos alcancem a felicidade. O meu Reiki Ryoho é um método original baseado no poder intuitivo existente no universo. Através deste poder o corpo torna-se mais saudável, a vida torna-se mais feliz e atinge-se a paz de espírito. Atualmente as pessoas necessitam de progredir e de reconstruir a sua vida exterior e interiormente. Deste modo, divulgo o meu método para ajudar todas as pessoas com doenças do corpo e da mente.


Shin Shin Kaizen, Usui Reiki Ryoho (Cura do corpo e da alma, Usui Reiki Ryoho)


P: O que é o Usui Reiki Ryoho ?


R: Recebi, por atenção do Imperador Meiji, as suas últimas injunções (imposições ou ordens). Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito se queremos progredir física e espiritualmente usando os meus ensinamentos e treino de modo a caminharmos no caminho correto como seres humanos. Em segundo lugar, temos que manter o nosso corpo saudável. Se o nosso espírito for saudável e estiver de acordo com a verdade, então o corpo torna-se saudável de forma natural. As missões do Usui Reiki Ryoho são: ter uma vida saudável em paz; curar os outros e aumentar a nossa felicidade e a dos outros.


P: Existe alguma semelhança com o hipnotismo, o método Kiai, métodos religiosos ou outros?


R: Não, não existe qualquer semelhança com nenhum desses métodos. Este método que eu recebi após um longo e difícil treino baseia-se no poder intuitivo para curar o corpo e o espírito.


P: É então um método de tratamento psíquico?


R: Sim, pode dizer-se isso, mas é também um método de tratamento físico, pois a Ki e a luz emanam do corpo do praticante especialmente dos seus olhos, boca e mãos. Assim, se o praticante olhar para, respirar para ou tocar com as mãos na área afetada (dores de dente, dores de cabeça, dores de estômago, inchaço do peito, dores atribuídas aos nervos, hematomas, cortes, queimaduras, etc...) a dor desaparecerá. No caso de uma doença crônica não é fácil pois necessita-se de mais tempo, mas o cliente sentirá melhoras logo a partir do primeiro tratamento.


P: Tem que se acreditar no Usui Reiki Ryoho para se conseguir o melhor resultado ?


R: Não. Não se trata de um método de tratamento psicológico, hipnótico ou outro tipo de método mental. Não há necessidade de haver consentimento ou admiração. Não interessa se duvida, rejeita ou nega o método. Por exemplo, é eficaz em crianças e em pessoas gravemente doentes que estão praticamente inconscientes. Apenas uma em cada dez pessoas acredita no meu método antes do tratamento. A maioria sente as melhoras após o primeiro tratamento e então acredita nele.


P: O Usui Reiki Ryoho pode curar qualquer doença?


R: Qualquer doença orgânica ou psicológica pode ser curada por este método.


P: O Usui Reiki Ryoho cura apenas as doenças?


R: Não, o Usui Reiki Ryoho faz mais do que isso. Estados mentais como a agonia, a fraqueza, a timidez, a indecisão e o nervosismo podem ser corrigidos bem como qualquer mau hábito. Então pode-se ter uma vida feliz e curar outros tendo em mente Deus ou Buda pois isso torna-se objeto de princípio para o praticante.


P: Como atua o Usui Reiki Ryoho?


R: Este método não me foi dado por ninguém nem eu estudei para conseguir poderes psíquicos de cura. Acidentalmente, percebi de que tinha recebido um poder de cura quando senti o ar de uma forma misteriosa enquanto jejuava. Deste modo é para mim difícil explicá-lo exatamente mesmo sendo eu o fundador. Cientistas e homens inteligentes têm estudado este fenômeno mas a ciência moderna não consegue explicá-lo. Contudo, eu acredito que, naturalmente, virá o dia em que tudo será explicado.


P: O Usui Reiki Ryoho usa algum medicamento ou tem algum efeito secundário?


R: Nunca usa qualquer equipamento médico. Os únicos meios de tratamento são: olhar para a área afetada, respirar-lhe para cima, efetuar ligeiras batidas com as mãos e a imposição das mãos.


P: É necessário possuir conhecimentos de medicina?


R: O meu método encontra-se para além da ciência moderna por isso não é preciso ter-se conhecimentos de medicina. Se a doença for no cérebro, eu trato a cabeça. Se for uma dor de estômago, eu trato o estômago. Se for uma doença de olhos, eu trato os olhos. Não é necessário tomar remédios amargos nem submeter-se a tratamentos de "moxa" quente. Apenas se necessita de algum tempo, não muito, para se olhar, se respirar para, ou, impor as mãos na área afetada. Estas são as razões da originalidade do meu método.


P: Que pensam famosos cientistas médicos do seu método?


R: Eles parecem bastante razoáveis. Os cientistas europeus têm uma atitude muito crítica em relação à medicina. Voltando ao assunto, o Dr. Nagai da universidade médica de Teikoku disse: " como médicos diagnosticamos, registramos e entendemos as doenças mas não sabemos como tratá-las."


O Dr. Kondo disse: não é verdade que a ciência médica tenha tido um grande progresso. A maior falha da ciência médica moderna é não dar importância ao efeito psicológico."


O Dr. Kuga disse: é um fato que a terapia psicológica e outros métodos de cura praticados por pessoas sem treino médico resultam melhor que os tratamentos dos médicos de acordo com o tipo de doença, a personalidade do cliente ou a aplicação do tratamento. Penso também que os médicos que tentam excluir os praticantes dessas curas sem treino médico têm uma visão estreita.


Extraído de Nihon Iji Shinpo (Um jornal da medicina "Japanese Medical News")


É óbvio que médicos, cientistas médicos e farmacêuticos reconhecem os efeitos do meu método e tornam-se alunos.


P: Qual é a reação do governo ?


R: A 6 de Fevereiro de 1922 no comitê do orçamento da Câmara dos Representantes, o Dr. Matsushita pediu a opinião do governo sobre o fato de haver pessoas sem treino médico a tratar clientes com métodos psicológicos ou espirituais. O Sr. Ushio, um delegado do governo disse : "há pouco mais de 10 anos atrás, as pessoas pensavam que a hipnose era resultado do trabalho de duendes de nariz longo, mas nos nossos dias foram feitos estudos e essa é uma técnica aplicada aos doentes mentais. É muito difícil abarcar o intelecto humano apenas com a ciência. Os médicos seguem as instruções da ciência médica para tratar os seus clientes mas a terapia elétrica ou a imposição das mãos não são tratamentos médicos."


Assim, o meu Usui Reiki Ryoho não viola a lei dos Praticantes de Medicina nem o Regulamento de administração do Shin-kyu (tratamento de acupuntura e moxa).


P: As pessoas podem pensar que este tipo de poder é oferecido apenas a algumas pessoas escolhidas e não alcançado pelo treino.


R: Não, isso não é verdade. Cada existência tem poder curativo. Plantas, árvores, animais, peixes e insetos possuem-no, mas o ser humano, como senhor da Criação, tem um poder notável. O Usui Reiki Ryoho é a materialização do poder de cura que o ser humano possui.


P: Então qualquer pessoa pode receber o Denju de Usui Reiki Ryoho ?


R: Claro, homem ou mulher, novo ou velho, ignorante ou culto, qualquer pessoa dotada de senso comum pode receber o poder em pouco tempo e pode curar-se a si próprio e aos outros. Eu já ensinei mais 1000 pessoas e todas aprenderam o método. Todos são capazes de curar doenças apenas com o Shoden. Poder-se-ia pensar ser impossível possuir o poder de cura em pouco tempo mas tal é realizável. É uma característica do meu método: curar doenças difíceis com facilidade.


P: Se posso curar os outros, posso curar-me também a mim próprio?


R: Se não podes curar-te, como poderás curar os outros ?


P: Como posso receber o Okuden ?


R: O Okuden inclui Hatsureiho, os métodos de dar ligeiras batidas com as mãos, de pressionar com as mãos, de varrer o campo energético do cliente com as pontas dos dedos, cura à distância, a cura de hábitos (cura mental), etc... Primeiro aprende-se o Shoden e, quando você trouxer (para mim, o professor) bons resultados, se comportar corretamente, honestamente e moralmente, e tiver o entusiasmo (com o Reiki), aí então você será iniciado


P: Existe um nível superior ao Okuden?


R: Sim, existe um nível chamado Shinpiden."


Mesmo com essa leitura do reiki, feita pelo seu próprio descobridor, pode trazer infrutíferas esperanças para pessoas que sofrem com seus males corpóreos, emocionais, mentais e até espirituais, como já dito.


Já se foi comprovado pela ciência que o trabalho com reiki faz o cérebro da pessoa que o está recebendo, baixar sua frequência para ondas alfa. As ondas alfa promovem o aumento da capacidade do nosso sistema imunológico de se defender contra certas doenças. Como se pode perceber, o reiki não cura nada e sim ajuda o corpo a se curar sozinho e essa é a beleza desse tipo de técnica. 


Mesmo assim, e há muitos relatos sobre isso, quem já viveu o reiki intensamente durante anos, pode até verificar reequilíbrios seguidos de "curas" que beiram à questão da marginalidade da nossa mesma perplexidade e esperanças e isso é um grande alento para continuarmos nossa caminhada nesse mister.


O reiki não dispensa, de forma alguma e, nem é pretensão dos terapeutas que usam essa técnica, os cuidados médicos necessários a qualquer tipo de doença, mesmo um simples resfriado.


O reiki é até registrado na CONCLA como uma terapia complementar (não substitutiva), e assim deve ser encarada, nada mais.


A razão dessa postagem é que vejo mais e mais pessoas procurando o reiki para resolver problemas seríssimos de coluna, pés tortos, doenças auto-imunes, câncer, impotência sexual...bem...a lista é imensa.


Coloco novamente: o reiki serve ao reequilíbrio energético de pessoas e não como uma promessa de cura, indene do que se escreve e louva-se a respeito.


Autor:
Swami Shankara



Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão (Reiki, Radiestesia, Auriculoterapia, Cromoterapia, Terapia Piramidal, Cristaloterapia):
Quantum Terapias Holísticas (42) 9931 2021
Ponta Grossa PR - Centro
E-mail: quantumterapias@hotmail.com

FORMAÇÃO TERAPÊUTICA:
Usui Reiki Ryoho, Gendai Reiki-Ho, Karuna Ki, Reiki Egípcio –Sekhem - Seichim – SKHM, Reiki Tibetano, Komyo Reiki Kai, Radiestesia e Radiônica Mentalista, Auriculoterapia Chinesa, Cristaloterapia e Cristais Etéricos, Terapia Piramidal, Cromoterapia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário