segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Você sabe Respirar? " Parte II "




*** "A respiração diafragmática pode ser utilizada por todos nos momentos de tensão e estresse. É o primeiro passo para restabelecer o equilíbrio e também para o relaxamento, desconstruindo o mecanismo de luta ou fuga causado pela respiração torácica" ***


No mecanismo respiratório, o músculo que separa o tórax do abdômen desempenha um papel importantíssimo. O diafragma funciona como uma membrana. Quando desce, intumescendo o abdômen, arrasta consigo a base do pulmão, aumentando o volume interno deste, o que produz a sucção do ar. Isto é a inspiração. Na expiração, dá-se exatamente o contrário; o diafragma, levantando-se, comprime os pulmões, expulsando o ar. Este mecanismo, tão bonito e tão sadio, vai se deteoriorando com a vida sedentária até quase desaparecer na maioria das pessoas maduras. É como se o diafragma morresse aos pouquinhos. Resta no fim tão-somente a respiração com a parte superior dos pulmões.



A respiração ocidental nega ao organismo um tesouro de benefícios decorrentes da massagem automática e natural que a respiração diafragmática promove nos órgãos internos e nas glândulas do ponto de vista quantitativo, trabalhando apenas com um terço do pulmão e reduzindo proporcionalmente a "capacidade vital".

A respiração diafragmática tem sido utilizada no tratamento de moléstias cardíacas. Ela massageia com brandura e naturalidade o coração.

As víceras recebem a massagem igual á que recebe o coração. No caso dos intestinos, ela é particularmente benéfica, curando a prisão de ventre, contribuindo assim para livrar o organismo das massas putrefactas.

Rejuvenescimento progressivo é outro dividendo que seguramente se recolhe. A respiração abdominal também é utilizada como elemento principal em regimes de emagrecimento. Atuando diretamente nas causas da obesidade, é o mais definitivo e sadio método de emagrecimento.


- Alguns exercícios:


A) Ativação do diafragma 

Trata-se de um exercício puramente mecânico. Nele ainda não nos preocupamos propriamente com a respiração. Sentado ou em pé, tendo previamente esvaziado os pulmões, movimente a barriga para diante e para trás sob a ação do diafragma. Mantenha a atenção no que você está fazendo. Comece com um minuto no primeiro dia e vá acrescentando um nos dias subseqüentes até atingir cinco. Evite a prática se o estômago estiver cheio. Para maior facilidade, de pé, incline o tronco um pouco para frente, apoiando as mãos nas coxas um pouco acima dos joelhos.


B) Limpeza do pulmão 

O pulmão é como uma esponja que se deve embeber, não de água, como a esponja comum, mas de ar. A cada inspiração se enche de ar que depois será lançado fora quando os músculos respiratórios se relaxem na expiração. Comumente, tanto a inspiração como a expiração não são feitas com todo o pulmão, mas apenas com um terço, assim a esponja só funciona numa sua terça parte. Que acontece com o restante? Uma coisa bem nociva: boa quantidade de ar fica estagnada, sem renovação, sujeita portanto a deteriorar-se e deteriorar o próprio pulmão afetando toda a saúde.

Precisamos aprender esta prática higiênica tão pouco conhecida e tão útil, qual seja a de expulsar do pulmão o ar residual e fermentado.
Expulse todo o ar, ajude com uma pequena tosse e complete puxando aquele músculo para cima e comprimindo a musculatura abdominal, o que será conseguido ao encolher o máximo o abdômen como que desejando encostar o umbigo às costas. É prudente lembrar que isso não deve ser feito de estômago cheio.


C) Exercício de respiração diafragmática 

Após readquirir a natural movimentação diafragmática, vamos agora associar o movimento da respiração.

Deite-se sobre as costas, em superfície dura e forrada, encolha as pernas conservando os joelhos altos e juntos, mas os pés afastados. Descanse a mão sobre o abdômen, afrouxando todos os músculos. Proceda à limpeza do pulmão. Assim, o abdômen deve estar retraído ao máximo e assim o conserve até que se sinta "impulsionado" a inspirar, quando então o abdômen tende a expandir-se.






Agora então solte-o e deixe o ar entrar. Concomitantemente, o abdômen se eleva, arrastando o diafragma, que por sua vez puxa a base do pulmão, e dessa forma o ar que entrou pelas narinas vem encher este órgão. Para a exalação, novamente o abdômen se abaixa, suspendendo o diafragma, enquanto o ar sai.

"Durante o processo, o abdômen é o único que se movimenta, já que o peito permanece praticamente imóvel. Mas este movimento do abdômen, repetimos, quando se consegue fazer corretamente o exercício, não é a própria pessoa (eu consciente) quem dirige e aciona. É obra exclusiva do diafragma (mente instintiva), o qual o praticante deve limitar-se a seguir com atenção em sua natural, livre e espontânea movimentação. Em realidade, não é a pessoa quem faz o exercício respiratório, mas é a própria vida que nele respira, limitando-se a pessoa a permitir, observar e seguir com atenção o processo natural de respirar que em seu interior tem lugar." (A. Blay, "Hatha Yoga"; Editorial Ibérica, s.a.; Barcelona.) 

Esse exercício pode ser realizado sem restrições.


- Para melhores resultados, deve-se observar:

a) Não cabe às narinas puxar o ar. Essa necessidade cabe àquela área posterior ao nariz e anterior à faringe, lugar aproximado da glândula pituitária. O nariz é a entrada natural do ar, pois está aparelhado para filtrá-lo, purificá-lo e aquecê-lo. À sua passagem, o ar fresco estimula e esfria a mucosa e ao ser expelido vem aquecê-la.

b) A respiração deve ser calma. Uma pessoa profundamente adormecida dá-nos uma idéia daquilo que devemos realizar.

c) Depois de certo progresso na técnica, as pernas podem ficar estendidas, e não mais flexionadas, aproximando-se daquilo que se denomina relaxamento completo.

d) Sua atenção alerta e ininterrupta deve acompanhar a suave e profunda ondulação do ventre, o entrar-e-sair do ar. Cada vez que inspirarmos (puraka) devemos mentalizar o prâna, que é vida, paz, saúde, energia, alegria, enfim, tudo de que precisamos para sermos felizes.

e) A atenção na respiração não deve acompanhar o ato, pois o praticante somente experimentará as sensações de descanso, liberdade, espontaneidade, leveza, alegria e paz se se abandonar à vida que nele penetra, sem interferir voluntariamente no processo. Deve deixar que a respiração, vinda do plano profundo do eu, chegue à superfície e se harmonize no plano consciente.

f) Esta pratica lhe será proveitosa:

1) no relaxamento;
2) ao deitar-se para dormir;
3) nos momentos de tensões e conflitos emocionais;
4) quando se sentir mentalmente cansado;
5) na fase preparatória de qualquer trabalho intelectual.
g) As pessoas que se acham presas (doenças) à cama podem e devem praticar a respiração abdominal. Isto só lhes prestará benefícios.
h) O bom êxito depende da correta posição do corpo, do relaxamento e da atitude mental.



- Efeitos psicológicos: Tranquilização de crises emocionais; correção da habitual divagação mental; sensação de vivência deliciosa e profunda; cura insônias.

- Efeitos fisiológicos: repouso geral, especialmente para os sistemas nervosos cerebrospinal e vago-simpático; perfeita irrigação sanguinea; regularização de todas as funções vegetativas, com a mais profunda pranificação do corpo sutil.

Nós, a Equipe da Quantum Terapias Holísticas, respeitamos o direito autoral dos textos aqui postados e por isso disponibilizamos o link da fonte!




Para respirar melhor
Deitada(o)Procure relaxar bem os ombros de modo que o ar passe pelo pescoço de forma correta. Desligue-se dos problemas diários e concentre-se na respiração diafragmática. Se você sofre de algum problema de postura, coloque um travesseiro embaixo dos joelhos. Nessa posição de semiflexão das pernas, você aumentará o espaço que o abdômen necessita para que o diafragma trabalhe corretamente. Importante não durma de bruços, pois essa é a pior postura para se conseguir uma boa respiração. Assim você coloca o peso sobre as costelas e faz esforço para respirar.

Sentada(o)
O princípio é o mesmo, ombros sempre relaxados e a coluna deve ser a mais ereta possível. Dessa forma o corpo estará equilibrado.


Em pé
A postura é a mesma, só que se você quiser buscar mais ar, é só abrir os braços. Dessa forma você libera as costelas e dá mais espaço para o ar, caso faça algum esforço que necessite de respiração mais profunda. Esse movimento também auxilia respiração diafragmática



Não é tão fácil quanto você pensa. Ao longo dos anos adquirimos hábitos ruins que comprometem todo o funcionamento do nosso corpo. Fadiga, hiperatividade e estresse podem ser causados por respiração errada. Respirar bem significa viver bem.


A história da nossa respiração errada vem desde quando éramos crianças. E não é só respiração errada que trazemos da infância. Inseguranças, baixa-estima, medos, fobias, timidez, entre tantos adjetivos que não nos agradam, vêm da época em que não tínhamos muitas defesas, conhecimentos e não sabíamos que a respiração correta poderia mudar nossas vidas. Hoje, felizmente já temos acesso a informações preciosas para o nosso corpo físico e mental. Aprender a respirar direito é a melhor forma para vencer essas dificuldades.

Inicie uma nova fase na sua vida
A oxigenação correta ajuda a levar o sangue para o cérebro e melhorar o desempenho nas atividades que exigem mais do pensamento. Quando fazemos a respiração diafragmática, o corpo assume outra postura. As costas ficam mais eretas, a cabeça erguida e os braços pendem naturalmente ao lado do corpo.


No caso da respiração torácica (pulmões), temos a necessidade de respirar mais vezes, pois fazemos com mais rapidez. Isso é incorreto e causa alguns problemas. Quando nos sentimos tristes, o nosso corpo naturalmente se encolhe. Com isso a respiração fica irregular. Buscamos reforços nos ombros, costas, pescoço e na própria boca para conseguir respirar melhor. Em compensação quando você sente-se feliz, abre o corpo e a alma para o mundo. O peito aberto e uma postura correta demonstram segurança. 

Preste atenção aos sinais do seu corpo
É muito fácil corrigir os erros da respiração e melhorar sua vida. Preguiça, hiperatividade e dispersão são decorrentes de uma respiração errada. Hábitos ruins refletem diretamente na nossa personalidade e atitudes. Poluição, barulho ou até mesmo falta de carinho transformam as pessoas em estressadas, cansadas e que podem a vir a trocar de emprego com freqüência.
Pessoas extrovertidas e seguras têm total controle do seu corpo. Você aprende a se descobrir quando começa um trabalho corporal e mental. Direcione o seu pensamento para aquelas atitudes que você gostaria de ter. E acredite nelas. Feche bem os olhos e repita para si mesma que é capaz de controlar o seu corpo e sua respiração. Enquanto isso trabalhe a respiração diafragmática. Libere todo o ar, concentrando-se na percepção dos sentidos.


Fonte: http://reducapira.blogspot.com.br/2008/08/voc-sabe-respirar-direito.html



Assista o vídeo e compreenda melhor....
http://redeglobo.globo.com/globociencia/videos/t/edicoes/v/qual-a-importancia-da-respiracao-nas-artes-marciais-integra/2149158/


Abraços Fraternos! _/\_

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