quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Terapia Holística, o Stress e o Reiki







O stress pode surgir de várias causas e, ao contrário do que se pensa, não ataca só executivos e empresários de vida atribulada, cheia de responsabilidades e compromissos. Ele pode inclusive fazer parte da vida de muitas crianças e adolescentes que acabam vivendo uma rotina sem tempo de "respirar": É escola de manhã, aula de inglês depois do almoço, natação à tarde, lição de casa, prova, aula de reforço, médico, dentista, balé, problemas familiares, entre outros. 


A causa pode também ser alimentar quando, por falta de uma alimentação adequada, apresentamos carências de certos minerais e vitaminas em nosso organismo e decorrente deste fator, sintomas como apatia, desânimo, falta de vitalidade, queda de rendimento, depressão, tristeza e desinteresse até pela própria vida. Outra causa de muita importância é a emocional. Quando estamos insatisfeitos com o trabalho ou profissão que exercemos, quando não nos encontramos na vida, quando cometemos repetidas vezes os mesmos erros e não conseguimos mudar de atitude, quando passamos por uma decepção, desilusão, trauma e não conseguimos nos reerguer ou quando vivenciamos um conflito interior muito grande e nosso organismo o absorve na forma de uma somatização.


Onde entra a Terapia Reiki neste cenário? O fato é que, diferente da medicina tradicional ortodoxa, que busca tratar os sintomas apresentados, as terapias holísticas enxergam o ser humano como um todo e busca o equilíbrio físico, mental, emocional e energético ao investigar as causas de tais somatizações. Enquanto um médico, ao tratar de uma gripe, receita antitérmico para a febre, analgésico para a dor e vitamina c para aumentar a resistência, no Reiki e demais terapias holísticas pesquisa-se o que fez com que a pessoa “absorvesse” aquela enfermidade, ou seja, qual foi o desequilibro emocional ou o estado mental negativo que originou aquela doença. Qual foi a porta do sistema humano que se abriu para dar entrada à tal desequilíbrio. Como dizia o Dr. Edward Bach, “Não tratem a doença, tratem o doente”. Desta maneira, indo na raiz da questão, conseguimos muito mais rapidamente e com grande eficácia, fazer com que a pessoa por si só se cure, entendendo e transformando dentro de si mesma, o que originou sua doença ou desequilíbrio. Como diz a Lei de Hering: “Toda cura ocorre de dentro para fora, do centro para as extremidades.” Importante ressaltar que estamos nos referindo à questões de ordem emocional e energética que contribuíram para gerar a doença. Todo distúrbio deve ser também tratado por um médico competente.


Tudo isso vem do fato de que a terapia holística sabe que a doença na verdade é o resultado de todo um processo emocional, mental e físico que deve ser investigado a fundo. Um paciente com stress, por exemplo, que tem causas e efeitos diferentes em cada pessoa, deve ser tratado como um ser único e especial e não como um produto em série da mesma forma como a medicina tradicional tem feito na maioria dos casos. Se a angústia e agitação de um paciente causar uma úlcera, a medicina tradicional tratará somente do estômago, e as causas primordiais ainda continuarão naquele paciente. Isso transforma a solução em uma muleta e o torna dependente do tratamento médico e da indústria farmacêutica. Assim também como um paciente deprimido terá inúmeros remédios fortes à sua disposição para mantê-lo alegre, porém, sem a muleta, este paciente terá constantes recaídas se não tratar a causa emocional e mental da depressão. 

Existem diversas terapias que tratam o indivíduo com amor e respeito, compreendendo todos estes processos físicos, emocionais, mentais, de ordem familiar, pessoal, interpessoal e como um todo. O Reiki é uma delas, e este é nosso objetivo e nossa missão.

Donatella d’Alessandro



Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão (Reiki, Radiestesia, Auriculoterapia, Cromoterapia, Terapia Piramidal, Cristaloterapia):
Quantum Terapias Holísticas (42) 9931 2021
Ponta Grossa PR - Centro
E-mail: quantumterapias@hotmail.com

FORMAÇÃO TERAPÊUTICA:
Usui Reiki Ryoho, Gendai Reiki-Ho, Karuna Ki, Reiki Egípcio –Sekhem - Seichim – SKHM, Reiki Tibetano, Komyo Reiki Kai, Radiestesia e Radiônica Mentalista, Auriculoterapia Chinesa, Cristaloterapia e Cristais Etéricos, Terapia Piramidal, Cromoterapia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário