quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Roda da Emoção - Um dispositivo que o (a) ajudará em seu crescimento pessoal

"Entre o que acontece comigo e minha reação ao que acontece comigo, há um espaço. Neste espaço está minha capacidade em escolher minhas respostas e definir meu destino"
Stephen Covey


A Roda da Emoção


Em seu livro Creative Visualization For Dummies, Robert Nixon, lança mão de um dispositivo visual chamado de Roda da Emoção que tem o nome semelhante (Roda das Emoções) ao Trabalho intitulado psicoevolução das emoções primárias do psicólogo Robert Plutchik. 

Ambas as rodas tem 32 emoções, cujo propósito é a análise das eoções em geral, sendo emoções primárias, raiva , medo , tristeza , nojo , surpresa , antecipação , confiança e alegria e as secundárias que são uma extensão mais branda da emoção... 

Existe tbm uma referencia a mistura de 2 emoções resultando uma terceira mais sutil.




As 48 Emoções de Plutchik
EmoçãoLVLComposiçãoOpostoForma intensaForma leve
IrritaçãoBásicoN / AMedoRaivaAborrecimento
AntecipaçãoBásicoN / ASurpresaVigilânciaInteresse
Desgosto/NojoBásicoN / AConfiançaDelírioTédio
MedoBásicoN / AIrritaçãoTerrorApreensão
AlegriaBásicoN / ATristezaÊxtaseSerenidade
TristezaBásicoN / AAlegriaAngustiadoPensativo
SurpresaBásicoN / AAntecipaçãoAssombroDistração
ConfiançaBásicoN / ADesgosto/NojoAdmiraçãoAprovação
AgressividadeMistura principalAntecipação + raiva Alarme 1
OtimismoMistura principalAntecipação + AlegriaDesapontamento
DesprezoMistura principalNojo + Raiva Submissão
Alarme 1Mistura principalSurpresa + MedoAgressividade
AmorMistura principalAlegria  + ConfiançaRemorso
RemorsoMistura principalTristeza + Nojo Amor
DesapontamentoMistura principalSurpresa + Tristeza Otimismo
SubmissãoMistura principalConfiança + Medo Desprezo
OrgulhoMistura secundárioRaiva + Alegria Desespero
Esperança 2Mistura secundárioAntecipação + Confiança Incredulidade 3
CinismoMistura secundárioNojo + AntecipaçãoCuriosidade
DesesperoMistura secundárioMedo + tristeza Orgulho
CulpaMistura secundárioAlegria + Medo Inveja
InvejaMistura secundárioA raiva + tristeza Culpa
Incredulidade 3Mistura secundárioSurpresa + NojoEsperança 2
CuriosidadeMistura secundárioConfiança + SurpresaCinismo
DomínioMistura terciárioRaiva + Confiança Vergonha
AnsiedadeMistura terciárioAntecipação + Medo Ultraje
MorbidezMistura terciárioNojo + Alegria Sentimentalismo
VergonhaMistura terciárioMedo + Nojo Domínio
UltrajeMistura terciárioSurpresa + RaivaAnsiedade
SentimentalismoMistura terciárioConfiança + TristezaMorbidez
DeliciarMistura terciárioAlegria + Surpresa Pessimismo
PessimismoMistura terciárioTristeza + Antecipação Deliciar
Resto 4N / AZero emocionalN / A

Sinta-se livre para testar os limites da teoria de Plutchik - como você faz isso? 
Por exemplo, faz a combinação de "Medo + Desgosto/Nojo" sugerimos ser "Vergonha" para você como ela surge? Como seriam outras combinações? Eu tive uma excelente discussão com alguém que expressa dúvida sobre o medo e a raiva sendo opostos mutuamente exclusivos. Eu compartilhei essa percepção: em ambas as emoções, a atenção está fortemente focada - geralmente em algum objeto ou pessoa, no entanto, a ação que expressa a emoção acontece em direções opostas; O medo te impele a escapar do objeto enquanto que quando irritado o objeto e o que sente geralmente não podem ser mantidos longe. Claramente 'permanecer' e 'fugir' não podem coexistir no mesmo momento do tempo, portanto, neste sentido medo e raiva são opostos mutuamente exclusivos.

Usando a roda de Robert Nixon:

Tradução Aproximada:


O propósito da minha roda também é ser mais precisa do que a de Plutchik, enquanto a dele destina-se mais como uma ferramenta de análise para as emoções em geral, a minha é apresentada como uma ajuda para a visualização criativa e outras técnicas de melhoria pessoais (EFT, Reiki, Autoconhecimento etc). A ideia é olhar para a roda e ler todas as emoções diferentes, lançando os olhos em torno dela até que você entre em um local que pareça representar sua atual situação interna emocional.
Porque as emoções que estão lado a lado na minha roda estão mais intimamente relacionadas umas as outras do que aquelas que são separados uma do outra, você pode então escolher um lugar na roda onde você sente que você prefere suas emoções para se focar, e em seguida você pode ver as emoções relacionadas a esses dois lugares e através da qual você pode  navegar a fim de alterar o seu estado de espírito.
Em particular, quando você está experimentando um clima negativo e não sabe por que, você pode usar minha roda como um meio de trabalhar a exteriorização do que está afetando você, para que você possa mais claramente ter foco sobre o problema (ou problemas) e fazer decisões mais bem assertivas sobre como lidar com o seu humor.

Ler o círculo interno

O círculo interior da roda é constituído por oito emoções, cada um dos quais é o oposto da emoção do outro lado (ou tão próximo quanto razoavelmente possível), ao passo que as emoções que estão próximas umas das outras são  relacionadas umas com as outras, embora por vezes muito vagamente. Por exemplo, o êxtase é o oposto de miséria e ódio é o oposto da admiração , enquanto o êxtase e admiração são mais semelhantes entre si do que eles são diferentes.
As emoções internas são as mais simples de reconhecer, mas se você pensar sobre elas você vai perceber que elas são, na verdade, muitas vezes criadas por uma combinação de outras emoções mais avançadas, como mostrado no segundo círculo.

Lendo o segundo círculo

No segundo círculo existem 16 emoções mais complexas, cada uma das quais tem uma oposta do outro lado do círculo, das emoções próximas umas das outras são ainda mais estreitamente relacionadas entre si do que as do círculo interior, devido à existência de maior número dentre elas.
Por exemplo, a alegria é o oposto de tristeza e raiva é o oposto do medo . Além disso, cada par de emoções que tocam uma emoção único círculo interior geralmente combinam para formar essa emoção interior básica. Por exemplo, o medo e apreensão criar terror , enquanto alegria e serenidade pode levar ao êxtase .
Por exemplo, se você está com medo, é a raiva que você precisa? Bem, a resposta é talvez. Talvez haja um mal que precisa de endireitamento que você deve ficar um pouco irritado para motivá-lo a lidar com isso. Ou se algo está fazendo você apreensivo, talvez desenvolver um sentido de mentir (uma espécie de falsa coragem que você apresenta ao mundo) vai começar a ajudá-lo a lidar com isso.

Lendo os dois círculos externos

À medida que avançamos a partir do centro da roda para o lado de fora, as emoções mostradas tornam-se cada vez mais complexas, de modo que as das duas circunferências exteriores são constituídas somente por quatro emoções. Por exemplo, o amor compreende uma combinação de serenidade , alegria , humildade e confiançaenquanto a agressão compreende várias quantidades  de mentiras , raiva ,confiança e entusiasmo . 

Novamente, como com todas as emoções na roda, cada uma das duas emoções contidas no círculo exterior tem uma emoção oposta do outro lado, para
o amor o oposto ódio , e otimismo é o oposto de decepção .
Você também pode comparar as emoções nos dois círculos externos com os do círculo interno, onde você vai ver que a agressão também pode ser causada por uma combinação de raiva e expectativa, enquanto admiração pode surgir a partir de uma combinação de terror espanto.

Girar a roda

Use essa técnica para analisar sua composição emocional atual, a fim de identificar o sentimento ou a emoção que você mais gostaria de mudar. Qualquer emoção que toca outra na roda é mais semelhante a ele do que diferente e qualquer área da roda a qual você olha é um grupo relacionado de emoções, enquanto a área em frente da roda apresenta uma coleção relacionada de emoções opostas. Tendo tudo isto em mente aqui vai um exercício no qual você pode tentar analisar como você se sente agora:
  1. Relaxe e tente limpar a cabeça de todos os pensamentos
  2. Olhe lentamente todas as emoções listadas em torno da roda. Mantenha o foco na leitura das emoções até que você comece a se sentir atraído por uma determinada seção.
  3. Depois de um tempo você vai tomar uma decisão e deve colocar seu dedo sobre o local exato que você sentir a sua mente atraída.
  4. Depois de ter escolhido o seu lugar na roda é hora de olhar para todas as emoções em torno desse ponto.
Se você acabou apontando para a raiva , por exemplo, você tem agora uma ferramenta para ajudá-lo a analisar por que esta é a forma como você se sente. Neste caso, é muito provável que uma ou mais das emoções que a cercam ( raiva , mentiras , desprezo e desconfiança) também estejam afetando você e que algumas das outras emoções listadas nas proximidades (como agressividade e desespero) também possam ser um problema. Armado com esta informação sobre o seu atual estado emocional você estará melhor preparado para adequar seus exercícios de melhoria pessoal (tais como a visualização criativa) no sentido de alterar o seu humor  e sentimentos.
Por exemplo, se você selecionou a tristeza - área da roda, seu objetivo será o de minimizar essas emoções perto dela tem as que o incomoda mais e aumentar os do lado oposto da roda ( alegria e as emoções que a rodeiam) que você mais deseja para sentir. É claro que, se você selecionou uma seção emoção positiva da roda que você está feliz com ela então ótimo. Mas a roda ainda é útil para você a medida que você possa ver exatamente que tipos de emoções positivas você está sentindo agora e poder decidir se deseja ou não trabalhar no aumento de quaisquer outras emoções positivas nas proximidades.
O ponto de análise da roda é o de nunca ser muito específico em analisar as palavras que você selecionar. Somos seres muito complexos e têm muito mais do que 32 emoções. Os referidos na roda só podem ser um subconjunto de toda a experiência emocional humana. Tendo isso em mente a ideia desta técnica é examinar as áreas gerais de todo o ponto da roda que você escolher e sua localização em frente. Ao considerar estas duas áreas gerais (o ponto selecionado e sua oposição), você vai ajudar a colocar sua estrutura emocional em uma perspectiva mais profunda.
Assim se você girar a roda em dias consecutivos, ou até mesmo em diferentes momentos do mesmo dia, você pode muito bem escolher um lugar diferente na roda . No entanto, depois de ter feito isso algumas vezes ao longo de alguns dias, é provável que você ache que em média, o local que você aponta é a mesma área em geral. Portanto, para ver como sua vida emocional está se desenvolvendo, em média, é provavelmente melhor executar esta técnica ao longo do tempo e com freqüência.

Abraços Fraternos! _/\_

INFORMAÇÕES E  AGENDAMENTO :
Agende sua Sessão (Reiki, Radiestesia, Auriculoterapia, Cromoterapia, Terapia Piramidal, Cristaloterapia):
Quantum Terapias Holísticas (42) 9931 2021
Ponta Grossa PR - Centro
E-mail: quantumterapias@hotmail.com

FORMAÇÃO TERAPÊUTICA:

Usui Reiki Ryoho, Gendai Reiki-Ho, Karuna Ki, Reiki Egípcio –Sekhem - Seichim – SKHM, Reiki Tibetano, Komyo Reiki Kai, Radiestesia e Radiônica Mentalista, Auriculoterapia Chinesa, Cristaloterapia e Cristais Etéricos, Terapia Piramidal, Cromoterapia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário