quarta-feira, 4 de julho de 2012

Semente das Intenções - Me Amar...





NAMASTÊ                   











Na Natureza, a semente gera um broto, o broto se transforma numa muda, a muda se transforma numa árvore, a árvore dá frutos e os frutos produzem novas sementes. O comportamento humano tem paralelo com este ciclo natural. Para os taoístas, tudo o que o ser humano faz começa com uma intenção, que seria correspondente à semente, e tudo tem um resultado, que seriam os frutos. Os mestres chineses afirmam que o ser humano está inserido num ciclo que pode ser virtuoso ou vicioso e ensinam que este ciclo tem a seguinte dinâmica:
 A intenção leva a uma ação, a ação cria um hábito, o hábito determina um modo de vida...

Trecho do livro A Sabedoria da Natureza de Roberto Otsu



                             

Aceitando a Si Mesmo

É um fenômeno estranho a dificuldade que as pessoas têm de amar a si mesmas. Alguém pensaria que é a coisa mais fácil do mundo porque estamos constantemente preocupados conosco. Estamos sempre interessados em quanto podemos ganhar, quão bem poderemos desempenhar algo, quão confortável algo pode ser. O Buda mencionou num discurso que “Ele não encontra em nenhum lugar alguém mais querido do que ele mesmo.” Então, com base nisso, por que na verdade é tão difícil amar a si mesmo?
Amar a si mesmo com certeza não significa se entregar ao desejo. Amar de verdade é uma atitude em relação a si próprio, que a maioria das pessoas não possui, porque elas conhecem uma quantidade razoável de coisas sobre si mesmas que não são atraentes. Todas as pessoas têm inúmeras atitudes, reações, gostos e desgostos sem os quais elas estariam em melhor situação. Uma opinião é formada a respeito das atitudes de alguém e enquanto as positivas são apreciadas, as outras causam antipatia. Com base nisso, surge a supressão daqueles aspectos de si mesmo com os quais não existe satisfação. A pessoa não quer saber deles e também não os reconhece. Essa é uma das formas de lidar consigo mesmo, que é prejudicial ao crescimento....

Continuar a ler…

http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/todos_nos.php#T2



ABRAÇOS FRATERNOS!
 Quantum Terapias Holísticas



Agende sua Consulta/Sessão conosco!
quantumterapias@hotmail.com
Tel: (42)  9931 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário