domingo, 4 de dezembro de 2011

Cromoterapia




Não basta ler na internet sobre cromoterapia e seus usos, precisamos pesquisar a fundo com muita  leitura e cursos as propriedades, as precauções o seu uso holístico etc...

Ao enveredar por entre os caminhos dos tratamentos holísticos sempre procure a ajuda de profissionais, eles são a melhor fonte de conhecimento e prática que o ou a conduzirão rumo ao equilíbrio e bem estar!




O uso da Cromoterapia para equilíbrio de nossos corpos físico e sutis não faz parte de um estudo recente, na verdade existem provas de que já era praticado no Antigo Egito a 2.800 anos com uso terapêutico de flores, cristais, cortinas coloridas em gazebos expostos ao sol como o exemplo abaixo.












China 
Através da Medicina Tradicional Chinesa pela análise da cor na face descobria-se um problema de saúde
Face Vermelha problema no coração
Face Amarelada problema no baço
Face Branca problema nos pulmões
Face Escurecida problemas nos rins
Face Verde problemas no fígado




Grécia e no Império Romano
A helioterapia (ou método de cura pelos raios solares) era muito utilizada pelos terapeutas dessa época; infelizmente, restam poucos documentos precisos sobre as práticas exatas, da mesma forma que sobre as medicinas druídicas e sobre as dos índios da América do Sul, que também usavam as cores e sua relação com as posições planetárias do dia do nascimento (astrologia medicinal).


Destes surgiram as águas cromoterápicas que são garrafas coloridas que recebem banho de sol em determinados horários e dias específicos.


 A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.




Na índia através das vibrações particulares a cada cor e som


Esse país foi o que melhor contribuiu para a descoberta das leis sutis da cura, e em particular, da cromoterapia. Duas grandes correntes marcaram sua história: a via do Tranta (a da experiência) e a via de Shankara e Patanjali (a da ascese). Esses iogues consideram o homem como uma parte do universo capaz de realizar sua identidade com esse mesmo universo (estado de consciência chamado Samadhi). Nesse estado, numerosos sábios (rishis) dos tempos védicos compreenderam, por intuição, as leis da cura física e mental colocando as bases da ciência médica ayurveda. Essa ciência antiga, ainda pouco conhecida no Ocidente, compreende a terapia das plantas, a dietética, a massagem, as limpezas internas, a respiração, o uso dos sons (nada-yoga), assim como a cromoterapia.
Para os terapeutas hindus, a cor é ao mesmo tempo objetiva e subjetiva. A cor age sobre o corpo sutil do homem num nível de energia que toca ao mesmo tempo o mental e o físico. Esse corpo de energia sutil foi posto em evidência, de uma forma quase científica, pelo pesquisador russo Kirlian, que conseguiu cristalizá-lo sobre a fotografia.
Esse corpo de energia sutil parece estar em íntima relação com o sistema endócrino do homem. O controle desse corpo energético se efetua graças a centros que a tradição chama de chakras. Uma teoria bem próxima da acupuntura chinesa, afirma que a corrente eletromagnética terrestre entra nos chakras dos pés, depois sobe ao longo do sistema nervoso espinhal, onde pára a um certo nível marcando a evolução do indivíduo. Para a tradição hindu, os seres humanos que ultrapassam o chakra da garganta são pessoas muito excepcionais, capazes de se autocurar e de curar os outros. Quanto mais a circulação da energia se relenta nos canais sutis, mais o homem se torna materialista.
De acordo com a medicina tradicional indiana ayurvédica, cada um desses centros de energia pode ser tratado em certas pertubações físicas particulares. Os textos antigos afirmam que as cores e os sons desempenham um papel importante no equilíbrio do corpo sutil do homem e, igualmente, sobre sua saúde."
 





Hoje além das técnicas já citadas temos 


Mentalização das Cores 
Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.



Meditação Direcionada com vídeos em seu PC ou TV


Veja este site
http://www.stum.com.br/testes/cromo/






Quantum Terapias Holísticas respeita a Lei 9610/98, Lei do Direito Autoral, referenciando a fonte completa da informação:
http://www.portalangels.com/saude/terapia-alternativa/cromoterapia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário