terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Ato de fazer Ofertas

Fazer oferendas é uma prática muito comum no Oriente. Toda oferta tem um significado específico, por exemplo, ofertar luz  é para dissipar as trevas da nossa ignorância ou oferecer incenso é  para aumentar seu comportamento ético. Ofertar  é considerado um bom treino contra a ganância e apego.

No Tibete, muitas ofertas são muitas vezes substituídas por pequenas tigelas com água que simbolizam a oferta de água para beber e lavar os pés, flores, incenso e alimentos. Isso se relaciona com a antiga tradição de como um convidado muito importante deve ser recebido.


As Oito Oferendas :
Oferecendo água para limpar a boca ou o rosto : Significado auspicioso ou todas as causas positivas e condições que trazem efeitos positivos. Então, fazer uma oferenda de água que é limpa, fresca, suave, leve, deliciosa, confortável para a garganta e estômago - estas qualidades são as qualidades de auspiciosas.


Oferecendo água para lavar os pés :  água limpa misturada com óleo de sândalo que é uma oferenda aos pés de todos os seres iluminados. O significado simbólico é de purificação. Limpando os pés dos seres iluminados purificamos todos os nossos próprios karma negativo e obscurecimentos. Fazendo oferendas para limpar os pés dos seres iluminados, estamos realmente realizanmdo a limpeza do "pé" da nossa própria mente. 

Oferecer flores significa a prática da generosidade e abre o coração.

Oferecer incenso simboliza a ética moral ou disciplina. Diz-se que assim como o perfume do incenso permeia todos os cantos da sala este , portanto, simboliza o poder do Ensino de atingir e converter todas as formas de ganância, ódio e ilusão. 


"O perfume do sândalo, da rosa e Jasmim só viajam se tiver vento
Mas a fragrância da bondade viaja conosco por todos os lugares.
Como as guirlandas enfeitadas por diversas flores com sua variedade de cores e aromas faça de sua vida uma bela guirlanda de boas ações".
Buddha 

Oferecendo luz significa a estabilidade e clareza da paciência que dissipa toda a ignorância. De acordo com Ven.Norlha Rinpoche: "É excelente  oferecer  lamparinas, velas ou luz porque este ato de oferecer essa luz simboliza queimar nossas aflições mentais do desejo, da agressão, da ganância, do orgulho, da inveja e assim por diante. A outra parte é o simbolismo. que é uma maneira de queimar a nossa doença. "


"Assim como uma vela não pode queimar sem fogo, os homens não podem viver sem uma vida espiritual."  Buda
Ofertar  perfume ou Óleo Essencial de açafrão ou sândalo. Significa perseverança ou esforço alegre. Através destas qualidades desenvolve-se todas as qualidades da iluminação. 

Oferta de alimentos que tem um monte de sabores diferentes significa samadhi, que é um néctar ou ambrosia para alimentar a mente. 


Oferta de instrumentos musicais . Existem diferentes tipos de instrumentos - címbalos, sinos, alaúdes - - todos esses são oferecidos. Sua natureza é a sabedoria, o que faz uma oferenda para os ouvidos dos Budas e Bodhisattvas e todos os seres iluminados. Som representa a sabedoria porque a sabedoria é um poder especial da mente que penetra fenômenos. A compaixão é alcançada através de uma grande sabedoria; interdependência de todos os fenômenos é realizado através de uma grande sabedoria -  é claro todos os fenômenos têm a natureza de interdependência, causas e condições, mas o som é especialmente fácil de entender.





Fonte
http://viewonbuddhism.org/general_symbols_buddhism.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário