quinta-feira, 17 de março de 2011

REIKI o que é?

REIKI o que é?

A palavra Reiki é a união de duas palavras japonesas Rei e KI que juntas significam a união da energia não-manifestada com a energia manifestada ou energia da matéria física: “O que está em cima é como o que está embaixo”- vamos ver isto diversas vezes em publicações a respeito.
Destarte, Rei é a energia cósmica ou divina, que fica além (acima) das camadas mais densas da Terra e Ki corresponde à energia manifesta na matéria densa e por conseqüência, no homem. Se quem tivesse decodificado o Reiki fosse outra pessoa senão o Dr. Mikao Usui, de origem japonesa, uma pessoa de outra nacionalidade, certamente teria dado um nome diferente, mas com o mesmo significado ou significado semelhante. Todavia, o Reiki por si só é um mantra.
As palavras são de origem muito antiga, Rei e Ki foram encontradas por Usui nas antigas Sutras, foi Usui quem uniu as duas palavras. A simples pronúncia entoada em forma de evocação, como nos mantras em geral, faz com que a energia se manifeste. Para explorar mais este entendimento, pense que Rei é a sabedoria sutil que está em todas as coisas, animadas ou inanimadas.
Em nível do humano, Rei atua como energia harmonizadora, nutritiva, curativa, orientadora e elucidativa, conforme a necessidade da situação do ser humano naquele momento e em todos os tempos, independente de se conhecer o Reiki ou não. É a energia que reina no Universo e atua sobre todas as coisas. Ki, por sua vez, é a energia que anima todas as coisas vivas e está fluindo em todos os seres vivos, incluindo minerais, vegetais, animais e seres humanos. Ao se pronunciar a palavra em sua devida entonação, a energia pertencente à Reiki vibra e entra em ressonância, atuando canalizadamente.
Quando as duas energias se encontram (Rei e Ki), elas naturalmente coabitam e nos são acessíveis, só que não se tem consciência disso. Essas duas energias se encontram e operam em unicidade. Esses eventos se dão constantemente nas igrejas, nos lugares de meditação, nos lugares de cura espiritual, nos centros de cura prânica. Até aqui, nada a ver com o Reiki exclusivamente. O que é de propriedade da Iniciação é o mecanismo que faz com que canalizemos a energia Rei através da nossa energia pessoal Ki, numa condição inconsciente e real, capaz de operar pelo simples ato de postura das mãos. Ao penetrar em nosso campo energético pessoal, Rei funde-se à energia Ki e passa a emanar Reiki. Reiki, portanto, é energia trina, que contém em si mesma a energia bipolarizada Ki (yin/Yang) e a energia una Rei.
A energia Rei não vem do terapeuta, mas da Fonte Universal. O agente de cura é o canal (Ki) através do qual a energia flui chegando onde é necessária. Ela penetra o canal (reikiano) principalmente pelo chakra coronal, localizado no alto da cabeça, se concentra no coração do doador e flui através das mãos e por TODO o corpo. É necessário que o canal de Reiki receba a Sintonização adequada feita por um Mestre Reiki durante a Iniciação, para que não corra o risco de somente doar a sua própria energia, o que poderá causar uma perda de vitalidade ao canal, sem contar que energias possivelmente negativas vindas do receptor possam igualmente prejudicá-lo.
No caso da energia Reiki só existe um caminho: do canal ao receptor.
*** Algumas pessoas estranham quando escutam que existem diferentes variedades de Reiki, porque consideram que o Reiki é apenas aquele que o Dr. Usui ensinou. Segundo essa forma de ver as coisas, nenhum outro método deveria receber o nome de Reiki. Entretanto não podemos esquecer que a palavra Rei e ki já existiam no Japão muito antes do Dr. Usui receber esse método curativo e criar a palavra Reiki. Por essa razão é que seu método não se chama simplesmente Reiki, mas Método Usui de Reiki, para deixar claro que se trata de uma variedade específica de Reiki (embora na época só existisse o do Dr Usui).
No momento em que se ensinam outros métodos curativos semelhantes ao Usui Reiki Ryoho, porém com outras vibrações, símbolos e aparatos, fica claro que existe uma série de métodos curativos que, com justa razão, podem ser considerados como Reiki - já que o método teria que possuir em seu cerne a união de energia Rei + Ki.



IMPORTANTE:
A técnica de Reiki não se destina a diagnosticar ou prescrever os mais diversos problemas de saúde. A técnica de Reiki não deve ser considerada como uma  consulta com um profissional de saúde licenciado. Nós nunca fizemos qualquer afirmação de que o Reiki irá curar uma pessoa, sozinho. Acreditamos em tratamentos complementares e integrativos aos procedimentos médicos convencionais.



Ao enveredar por entre os caminhos dos tratamentos holísticos sempre procure a ajuda de profissionais, eles são a melhor fonte de conhecimento e prática que o ou a conduzirão rumo ao equilíbrio e bem estar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário